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Se os sintomas de transtorno de ansiedade são familiares e você procura novas soluções para controlar o que sente, neste artigo vamos sugerir aplicativos para Android e iOS que podem melhorar muito a forma como você lida com o estresse do dia a dia.

Apps Android e iOS para relaxar, se acalmar e reduzir o estresse

Segundo dados da Apptopia, entre 2016 e 2018 houve um crescimento de quase 20% no número de aplicativos de bem-estar adicionados à Google Play Store e à App Store. Isso prova como os tabus relacionados à saúde mental estão sendo superados pela busca de aperfeiçoamento pessoal e autoconhecimento.

Que a ansiedade é o mal do mundo moderno nós já sabemos, mas por mais que a tecnologia nos ajude, a gente não sugere que você substitua o acompanhamento médico pelo uso de aplicativos, pelo contrário! Eles são complementares ao tratamento e exercícios que você já põe em prática em conjunto com o seu terapeuta. Listamos aplicativos que possuem conteúdo e meditações guiadas em inglês ou português e dividimos as sugestões de Apps para ajudar com ansiedade em 5 categorias:

1 – Aplicativos de autogestão e controle de ansiedade

Acompanhar como você se sente e registrar esses dados por alguns meses já pode ajudá-lo a trabalhar as emoções com o psicólogo e reconhecer padrões de comportamento.

  • Worry Watch (iOS – U$2.99) – Disponível apenas para iPhone, o aplicativo se fundamenta na ciência cognitiva para gravar os seus padrões de comportamento e gatilhos emocionais através de estatísticas. Você registra a preocupação, passado um tempo você reflete sobre o que aconteceu, checa os padrões de ansiedade em gráficos e começa a reformar a maneira de ansiar pelo futuro. Terça e quinta são os dias em que mais se preocupou nos últimos meses? Que tal fazer academia nesses dias para encher o corpo de endorfina?
  • Pacifica (iOS, Android, Web – Grátis com planos pagos) – Este app é vai além da meditação, ele recomenda relaxamento respiratório, muscular, visualização positiva, além de registrar o seu humor e saúde ao longo do dia. Também há módulos de objetivos e desafios pessoais, acesso às discussões em grupo e acompanhamento do seu progresso para reconhecer padrões de comportamento e mudá-los!
  • Stop Panic & Anxiety Self-help (Android – Grátis) – Voltado à gestão de ansiedade e ataques de pânico, o ponto forte do aplicativo é seu conteúdo – especialmente áudios e artigos educativos – que ajudam a treinar as emoções, conduzem a um relaxamento mais profundo e dão assistência e coach durante ataques de pânico. O diário cognitivo também auxilia a registrar o grau de intensidade com o qual os eventos acontecem.
  • SAM – Self-Help Anxiety Management (Android – Grátis) – Desenvolvido por uma universidade Inglesa, este app entrega as ferramentas necessárias para quem quer monitorar a ansiedade, se autoajudar, praticar exercícios de relaxamento e engajar em uma rede social privada para usuários do aplicativo.
  • Moodpath – Depression and Anxiety (iOS e Android – Grátis) – Diariamente responda a algumas perguntas sobre o seu estado de ânimo, isso ajuda a monitorar seus pensamentos e sensações, e após 2 semanas você receberá uma carta de um médico virtualmente, para te ajudar a conversar com um profissional, além de ter 150 exercícios psicológicos para lidar com ansiedade e depressão.

2 – Aplicativos de meditação

Não importa se você nunca meditou ou se já é experiente no assunto, há apps de meditação guiada para todos os níveis e necessidades:

  • Headspace (iOS e Android – Grátis com planos pagos) – Sessões guiadas por tema (estresse, sono, concentração e ansiedade) e centenas de exercícios em uma livraria para todos os formatos e agendas: cursos, exercícios diários, mini meditações e animações que ilustram contos tradicionais sobre meditação.
  • Zen (iOS e Android – Pago – plano mensal e anual com 7 dias grátis)DISPONÍVEL EM PORTUGUÊS – Aplicativo criado pela brasileira Juliana Goes, o Zen App te ajuda com ansiedade, insônia e depressão. Ele disponibiliza meditações guiadas em áudio e vídeo, mantras, música para dormir e para começar o dia em energia positiva, um monitor de humor e conteúdos motivacionais. Bem completo e com versão em português!
  • Medite.se (iOS e Android – Grátis) – DISPONÍVEL EM PORTUGUÊS – Iniciação em meditação básica em português, o app te permite baixar os áudios e escutá-los offline, além de ser orientado a treinar você a ser seu próprio personal trainer. Você pode escolher narradores diferentes, acompanhar o seu avanço nos níveis de meditação e compartilhar as meditações com amigos.
  • Insight Timer (iOS e Android – Grátis) – Segundo os desenvolvedores, este app tem a maior biblioteca grátis de meditações guiadas do mundo (15.000 títulos) para todos os níveis, incluindo grupos de discussão, registro de progresso e conteúdos sobre liderança, amor e relacionamentos, foco e atenção, entre outros.

3 – Aplicativos de música e sons relaxantes

Eleve a qualidade do seu sono escutando sons da natureza, melodias relaxantes e músicas compostas especialmente para desligar a sua mente:

  • Relax Melodies (iOS e Android – Grátis com planos pagos) – DISPONÍVEL EM PORTUGUÊS – Recomendado para quem sofre de insônia, estresse e zumbido no ouvido, este aplicativo possui mais de 100 tipos de sons que podem ser remixados com meditações e assim gerar novas melodias relaxantes. Você configura por quanto tempo quer ter o app ativo e depois o celular é desativado para que você não se preocupe com ficar sem bateria.
  • White Noise (iOS e Android – Grátis) – O ruído branco é uma combinação de muitas frequências com a mesma intensidade sonora e é conhecido por ajudar no sono e na concentração, além do zumbido no ouvido. O app é compatível com multiplataformas (SmartTV, Tablet, computador e smartphones), está disponível em 3 versões (lite, full e pro), tem um catálogo de 40 sons, com a possibilidade de remixá-los, e um despertador que te acorda progressivamente.
  • Breeze (iOS – U$1.99) – Quem nunca pegou no sono graças ao tilintar de um sino dos ventos? Este app tem 7 sinos dos ventos diferentes e 20 sons ambiente para complementar o seu relaxamento com pássaros, chuva, vento, ondas na praia e muito mais.

4 – Aplicativos de mindfulness

Adquirir autoconsciência, no momento presente, sem se julgar, requer a prática de exercícios para conduzir você nesta jornada:

  • 10% Happier (iOS e Android – Pago – Grátis por 7 dias com plano anual) – Mais de 300 aulas em vídeo e 500 meditações guiadas por professores especialistas, tanto em doses diárias quanto em jornadas com vários episódios, divididas em tópicos (estresse e ansiedade, relacionamentos, despertando o dia, felicidade…) e dicas práticas de mindfulness para os momentos essenciais da vida: se alimentar, trabalhar, se relacionar, entre outros.
  • Stop, Breathe & Think (iOS e Android – Grátis com planos pagos) – Faça um check-in diário consigo mesmo e com base no que está sentindo este aplicativo traça uma programação recomendada. Os exercícios são para vários níveis e na versão grátis incluem mais de 40 meditações, técnicas de yoga, exercícios respiratórios e acupressão.
  • Hellomind (iOS e Android – Pago – Grátis por 1 mês para novos usuários com planos mensais e anuais) – Exercícios que prometem uma turbinada na autoconfiança para promover pensamentos melhores e sensações fortalecidas. Este aplicativo está baseado em técnicas de hipnoterapia e sugere uma jornada de sessões como tratamento para o problema que você identifica.

5 – Aplicativos para medir a qualidade do sono

Você sabia que é possível acompanhar as informações sobre o seu sono do próprio celular? Alguns aplicativos mobile que prometem melhorar o seu repouso:

  • Runtastic Sleep Better (iOS e Android – Grátis) – Registre os seus ciclos de sono e acompanhe os dados de eficiência, duração e impacto dos outros hábitos diários no seu descanso para aprender qual é a rotina que leva ao melhor sono. Posicionando o smartphone na cama, conectado ao carregador, e complementando as informações ao acordar, você já pode conhecer mais sobre como está dormindo.
  • Sleep Cycle (iOS e Android – Grátis com versão premium) – Com o benefício de te acordar no momento mais leve do seu sono, dentro do horário flexível que você escolheu, deixe ele na mesinha de cabeceira ou no chão perto da cama. A tecnologia do aplicativo grava dados sobre o seu sono através do microfone ou acelerômetro do celular, o que te permite analisar padrões de sono leve e profundo, frequência e eficiência.

Na A-cubed acreditamos que o domínio das nossas emoções e reações começa pelo autoconhecimento, que logo destrava o nosso potencial para aprender porque passamos a confiar mais em nós mesmos. Em um mundo com tanta correria, precisamos relaxar e nos desconectar dos demais para encontrar nosso equilíbrio.

Esperamos que alguns dos Apps para ajudar a controlar a ansiedade tragam um efeito positivo na sua qualidade de vida e, consequentemente, nos seus estudos e projetos! Até mais e se você tem dúvidas ou sugestões deixe o seu comentário ou nos escreva: contato@a-cubed.com.br.