Você sabia que a prática do coaching é cada vez mais comum nas empresas? Conheça os benefícios, resultados e casos de sucesso de empresas que usam coaching.

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Metrix Global, LLC com 100 executivos nos Estados Unidos, o processo de coaching nas empresas dos entrevistados obteve um retorno 5x superior ao valor investido no programa. Não é atoa que as empresas têm desenvolvido cada vez mais projetos internos de coaching e mentoring para líderes e gestores, e às vezes até para equipes e trainees: quando orientado ao desenvolvimento de habilidades e focado em resultados, o coaching alavanca a produtividade e lucro gerado nos negócios.

Por que o coaching é vantajoso para empresas e colaboradores?

Se até Michael Jordan e Bill Gates têm coaches, porque nós, meros mortais, não podemos ter também? Estes astros do basquete e da tecnologia são só dois exemplos de muitos outros que compreendem que só o talento não é suficiente: é preciso ter disciplina, um plano de ação e foco em resultados acompanhados por um treinador que nos leva a desafiar nossos próprios limites.

De forma prática, as empresas que usam coaching costumam obter uma relação muito positiva de custo x benefício devido ao impacto no desempenho de negócios, retenção de talentos e melhora na “moral” dos colaboradores. Os colaboradores também se beneficiam porque conseguem tomar decisões melhores, traçar as metas e manter a harmonia no ambiente de trabalho. Apesar de apenas 11% dos líderes e gestores da América Latina usarem a técnica do coaching, de acordo com um estudo da Global Coaching Study de 2016, a tendência é que essa ferramenta ganhe o mesmo destaque que já tem nos Estados Unidos e Europa.

Organizações que têm o coaching presente na cultura

Pequenas e médias empresas, negócios familiares, organizações civis e grandes corporações já despertaram para os programas de coaching corporativo. Há algumas organizações que usam o programa porque o desenvolvimento humano é uma parte essencial da sua cultura, como:

  • Clubes esportivos – times de futebol, basquete, rugby, hóquei, vôlei ou atletas de esportes individuais conhecem o papel fundamental que seus treinadores têm no seu desempenho em competições e, especialmente, na preparação. Além do desenvolvimento físico, o coach trabalha o lado psicológico e emocional dos esportistas para que quebrem recordes e deem seu melhor. Em alguns países, a figura do coach é tão marcante que muitos adultos se oferecem como voluntários para treinar os times da comunidade local.
  • Empresas reconhecidas pelo GPTW – as melhores empresas onde se trabalhar mantêm a reputação de serem orientadas ao desenvolvimento de pessoas. Considerando apenas o segmento de Tecnologia da Informação, 77% das empresas que ganharam o prêmio Great Place to Work 2018 oferecem coaching e percebem muitas vantagens. Dentre as 110 melhores empresas, os destaques vão para SAP, Dell e Telefônica (Vivo). Já no segmento de saúde e farmacêutica, a Nova Nordisk, reconhecida pelo GPTW em 2013, comentou que oferece coaching com sessões quinzenais aos executivos na empresa. Como consequência, a liderança entrega melhores resultados financeiros e o relacionamento entre membros do grupo é estreitado.
  • Igrejas e instituições religiosas – o coaching também é trabalhado na formação de missionários, em processos de busca de vocação e projetos ministeriais com o desenvolvimento de liderança religiosa. As igrejas normalmente possuem mentores e discipuladores que buscam orientar os fiéis e disseminar a fé, necessitando de um alto grau de autoconhecimento, organização, empatia e liderança, o que pode ser fortalecido em um processo de coaching.

Alguns casos de sucesso

Não são apenas as empresas estrangeiras que têm usado o coaching. Indústrias e empresas brasileiras de tamanhos e segmentos completamente diferentes também estão implementando programas diferentes: A Nestlé desenvolve programas de coaching e mentoring entre os trainees, o Banco do Brasil também implementou um programa de desenvolvimento de liderança com 70 executivos, a Mirum e a i-Cherry têm sessões anuais de coaching com os gestores para desenvolvimento da linha de sucessão e o Banco Votorantim envolveu superintendentes, diretores e executivos em um programa de coaching, só para citar algumas.

Benefícios do coaching no mundo empresarial

Quando o coaching é levado à sério pelos participantes ele melhora todas as esferas de relacionamento corporativo, seja na comunicação interpessoal, seja na integração entre departamentos. Os benefícios percebidos mais citados na pesquisa da Metrix Global, LLC com executivos foram:

  • Melhoria no relacionamento entre gestores e funcionários
  • Trabalho em equipe
  • Relacionamento entre os pares
  • Satisfação no trabalho
  • Aumento da produtividade
  • Resolução de conflitos
  • Maior comprometimento com a organização
  • Melhoria na organização
  • Retenção dos colaboradores que participaram do programa

De forma geral, a cultura do coaching incentiva uma comunidade de aprendizado engajada por melhores resultados, troca de experiências e melhoria nos processos.

Crescimento pessoal

Colaboradores satisfeitos produzem mais, se sentem mais motivados e contribuem para a empresa na mesma medida em que se desenvolvem. O coaching pode alavancar a performance e lapidar a busca por propósito no trabalho, além de impactar o desenvolvimento pessoal dos talentos.

Nem sempre o profissional tem consciência do seu potencial ou plano de carreira que a corporação tem planejado para ele. O coach entra em cena para acelerar este processo e preparar o terreno que gerará frutos no futuro.  

Se você é empresário e busca implementar coaching no seu negócio, o impacto positivo desse processo demonstra ser vantajoso no médio e longo-prazo tanto para líderes e gestores quanto para as equipes. Mas, se você é colaborador e procura empresas em que o desenvolvimento pessoal seja parte fundamental da cultura, vale pesquisar as avaliações em sites como o LoveMondays e Glassdoor, conversar com ex-funcionários e buscar publicações da premiação Great Place to Work que falem das práticas implementadas nas empresas do ranking.

Além do coaching, uma das ferramentas essenciais para o crescimento profissional é o aprendizado. Conheça os nossos planos e aplique a nossa metodologia conforme a sua necessidade para avançar na carreira, para o desenvolvimento pessoal ou para ser aprovado(a) em um exame importante, vestibular ou concurso. (( link para página de produto ))

Fontes:

Great Place to Work

Metrix Global Survey

Você Vencedor

IBC Coaching

International Coaching Federation

Computer World

Amcham

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *